• 1490666348249359.jpg

Relatório Esportivo – 01

por

FUTEBOL

Quem te viu, quem te vê: Futebolisticamente falando, o que há no momento de mais interessante em se ver jogar é a seleção. Quanto tempo isso não acontecia, né? Pois é, mas é a realidade. Amanhã tem Brasil x Paraguai na Arena Corinthians e os comentários não são prevendo um jogo tenso, uma equipe bizarra, sofrimento entre outras coisas. Pelo contrário, amanhã aguarda-se uma vitória convincente da seleção, assim como as que aconteceram nas últimas partidas, com grande chance de assegurar matematicamente uma vaga na Copa da Rússia. A sonora vitória sobre o Uruguai serviu pra mostrar algumas coisas: com reajuste das peças que já estavam (Neymar, Miranda, Daniel Alves, Marquinhos – promovido a titular) com o retorno de alguns rejeitados e esquecidos (Marcelo, Paulinho, Casemiro, Fernandinho, Thiago Silva – ainda que reserva) e com a inclusão de alguns novos (Gabriel Jesus é o maior exemplo disso), o Brasil é outro time. A safra que era uma das piores da história e que tinha sofrido defasagem de outra geração, agora tem bons nomes e até jogador ficou de fora. A classificação que estava cravada como uma das mais difíceis de todos os tempos e um cenário caótico, agora é algo óbvio. Não é coincidência que a mudança de paradigma aconteceu exatamente na troca de treinador; simplesmente não tem orquestra sem maestro. Saiu um aventureiro, entrou um treinador. Simples assim. Em um futebol que o lado tático tem extrema força hoje, não dá pra não ter alguém que saiba colocar as peças no lugar e fazê-las funcionarem. Falta ainda muita coisa, faltam mais jogos, faltam mais competições, falta enfrentar algumas seleções europeias… Mas a evolução do trabalho é nítida, é bom ver o time jogar. Muito improvável que esse time, ainda que com oscilações naturais, não continue dando liga até a Copa do Mundo. Sem euforia, com o trabalho que está apresentado, dá pra continuar tendo gosto de ver o Brasil jogar.

De camarote: Sobre o Brasil já estar praticamente classificado, uma pequena parte disso se deve aos nossos rivais parecerem nervosos em conquistar as outras três vagas. Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador e Chile estão todos embolados do segundo ao sexto lugar. Os jogos entre essas equipes têm sido duros, embolados e a sensação que dá é de que nenhum resultado é surpresa. Qualquer um pode ganhar entre eles em uma partida, e até mesmo os já eliminados Peru, Venezuela e Bolívia podem tirar pontos de todas essas equipes.

Estaduais: No Rio teve… Não, digo, em Brasília teve Flamengo x Vasco, já que o Maracanã ainda sofre uma série de imbróglios (longa história) e não houve uma outra opção pra realizar a partida, por conta de politicagem, entre outras coisas. “Normal” do bagunçado estadual do Rio de Janeiro. E pra completar, um show de lambanças! O primeiro tempo do jogo até que se encaminhou para algo interessante, com bons momentos de ambas as equipes, apesar do Vasco ter sido um pouco superior, culminando com o fato de sair com a vantagem de 1 a 0. Agora o segundo tempo, foi bem no estilo do que é o Campeonato Carioca: o árbitro Luís Antônio Silva Santos protagonizou dois lances capitais na partida: a expulsão mais do que infantil do Luís Fabiano, que permitiu a ele uma ligeira cena antes de mostrar o vermelho. O cartão vermelho é indiscutível, mas o deslize foi bizarro. E por fim o pênalti que deu a sensação de que ele estava com remorso de alguma coisa e marcaria qualquer sopro de algo que parecesse irregular. O resultado do jogo em si é bem justo, diga-se de passagem. Em momento algum do jogo o Flamengo foi um time avassalador contra o Vasco e ainda cedeu a uma pressão com um jogador a mais na última parte do jogo. Mas a maneira que se sucedeu, só deixa pior um campeonato que é muito ruim. Agora, ainda que considere o árbitro ruim, não pra deixar de reconhecer: é muito difícil de ser árbitro de futebol, ainda mais no Brasil. Por vezes temos episódios como o de ontem, mas de um modo geral, é uma tarefa bem ingrata.

São Paulo e Corinthians empataram no Morumbi, em um jogo marcado por bizarrices também. A começar pela comemoração do zagueiro Maicon. Já vimos o Túlio pescar na frente da torcida do Santos, Viola imitar um porco perto dos palmeirenses, Edmundo rebolando na frente da torcida do Flamengo, Romário mandando várias torcidas fazerem silêncio e por aí vai. Mas hoje não pode. E se não pode, tem que ser cumprido. Que se discuta a regra depois, mas enquanto ela existe, precisa se cumprir. Outro “destaque” tricolor foi Wellington Nem. Deu tesoura, machucou e foi expulso em um improvável lance. Pelo Corinthians, Pablo deu um bizarro chutão pro alto no que pareceu uma tentativa de cavar um amarelo. Acabou expulso em um carrinho depois. A lamentar, o torcedor Bruno Pereira da Silva, que morreu ao tentar pular de um setor para o outro no Morumbi e acabou caindo de uma altura de cerca de 25 metros. Os sentimentos à família e aos amigos do rapaz.

Em Pernambuco, o Sport Recife empatou com os reservas do Santa Cruz, tomando um golaço de falta do estreante meia Pereira aos 37 do segundo tempo. E detalhe, na Ilha do Retiro. O resultado classificou os dois times para as semis, mas o Sport demitiu o treinador assim mesmo. Vai ficar pro trunfo Ney Franco, experiente no futebol brasileiro e que já foi uma das promessas no Brasil, resolver a situação do Leão. A notar do jogo, a árbitra Deborah Cecília apitou a partida 20 anos após uma mulher ter apitado um clássico pernambucano.

No mais, sem grandes acontecimentos nos estaduais pelo Brasil. Apesar de ainda ser a favor de que eles aconteçam, não dá pra negar que é boa parte dos campeonatos são um tanto enfadonhos, que a gente assiste porque está ali mesmo. Alguma coisa precisa ser feita pra mudar, mas acredito que já se tentou bastante. E ainda não se acertou o quê. E é difícil que descubram, hein? Com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, campeonatos europeus, é difícil fazer uma competição assim despertar um grande apelo.

Internacional: Lá fora, sem grandes novidades. Na Inglaterra o bloco de sempre dominando o campeonato (Chelsea, Tottenham, Manchester City, Liverpool, Manchester United e Arsenal), com o Chelsea bem a frente dos demais. O Mônaco com grande campanha na França, Barcelona e Real Madrid disputando o título espanhol, Bayern sobrando na Alemanha… Sem sustos. Até mesmo nas Eliminatórias as grandes seleções estão sobrando, à exceção da Holanda que faz um estranho pós Copa do Mundo. De destaque, fica o fair play no jogo América/MEX e Monarcas Morelia. Muita gente vai dizer que é amistoso, não valia nada, mas simplesmente ele evitou um erro do árbitro em próprio favor. Já é um começo.

NBA

Jogão: Hoje é o partidaço entre San Antonio Spurs e Clevelanda Cavaliers pela temporada regular da NBA. Na liderança do Leste, o Cleveland tenta fugir da perseguição de Celtics e Wizards na reta final e precisa vencer hoje. Já os Spurs disputam “por focinho” com o Golden State Warriors no Oeste. Força máxima de ambos os times e certeza de um jogão!

MMA

Retorno: George St. Pierre irá voltar ao octógono. Segundo o próprio, volta pra mostrar que é o melhor da história do esporte. Não tem uma data oficial de retorno, mas disputará o cinturão dos pesos-médios contra Michael Bisping, mas ainda sem data. Convenhamos: é sem dúvidas um dos grandes nomes do MMA, mas melhor da história… Um tanto demais.

FÓRMULA 1

Início: E foi dada a largada de vez! Já na primeira corrida, o excelente piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, largou na frente, vencendo o GP da Austrália. Em segundo, Lewis Hamilton, da Mercedes, após intensa perseguição durante a corrida. Aliás, o GP foi muito bom! Que seja um bom presságio para o que vem por aí. A esperança dos admiradores do esporte esse ano é que não haja a sobra da Mercedes em 2017. É cedo pra falar, o desempenho da Mercedes é indiscutível nos últimos anos, o carro é muito bom e o Hamilton é dos mais experientes… Mas vamos aguardar. Sobre o Massa, ficou em sexto lugar, o que sinceramente é uma boa colocação.

Carioca, Engenheiro, torcedor e ritmista da Estação Primeira de Mangueira. Além de acordar cedo por necessidade e comer churrasco por amor, consegue ser fã de séries e de samba. Muitas vezes ao mesmo tempo.


Warning: printf(): Argument number must be greater than zero in /home/mundo063/public_html/wp-content/themes/fox/single.php on line 269

Relatório Esportivo – 05

FUTEBOL Estaduais: Finalmente um final de semana recheado nos Estaduais. E sinceramente…
Ir Para Cima