Tecnologia

Os 10 games mais vendidos de 2016

 

Entre jogos de luta, esportes, aventura, ação, RPG, entre outros títulos, o Brasil é um dos maiores consumidores de games do mundo e movimentou no ano passado cerca de 1,6 bilhão de dólares (aproximadamente 4,9 bilhões de reais) em jogos online, possivelmente ultrapassando a liderança do México no segmento na América Latina. Uma coisa interessante é que o perfil do jogador mudou bastante também. O que era considerado uma atividade infantil, restrito a meninos que jogavam durante a infância e adolescência, virou um entrenimento de todas as idades, atingindo público de todos os gêneros.

De acordo com o Instituto GFK, os consoles mais famosos da atualidade (Playstation 4 e  Xbox One) tiveram 64% de participação no mercado brasileiro, um aumento de 18,8% em relação aos 49% registrado em 2015. Em vendas de jogos no Brasil, os dois videogames correspondem por 61,2% dos títulos comercializados. A grande notícia – e que talvez nem seja tão surpreendente assim – é que o jogo líder das vendas é o FIFA 17, versão virtual popular do esporte mais consagrado do Brasil e do mundo. Além da paixão que o futebol tem no Brasil, a grande vantagem de um jogo de futebol é a socialização que ele faz, porque é propício pra interagir online com outros jogadores como também é excelente pra fazer um churrasco e uma tarde de jogos.

Do último ano, segue a lista dos principais:

1. FIFA 17 – Jogo eletrônico de futebol, com versões para PC, PS4, PS3, Xbox One, IOS, Android e Xbox 360, desenvolvido pela EA Sports e lançado em setembro de 2016. É o clássico futebol com as opções de jogar “contra a máquina”, multiplayer ou online. Apesar da ideia final ser a mesma, os gráficos do jogo são cada vez melhores, mantendo a mesma boa jogabilidade, o que faz se consagrar com uma quantidade maior de público do que o seu rival. Além disso, a versão traz também times femininos, fato inédito na história dos jogos de futebol.

2. Minecraft – É um jogo eletrônico independente onde você pode construir diversas coisas diferentes como se estivesse montando blocos de Lego, como casas, móveis, objetos, prédios, monumentos, etc. O grande barato do jogo é o fato de que quando anoitece, aparecem monstros das mais diferentes formas e você precisa ser um guerreiro pra se defender. O game de gênero sandbox, possui plataformas para Java, Java applet, Android, iOS, Xbox 360,Xbox One, Raspberry Pi, PS3, PS4, PS vita.

3. Pro Evolution Soccer 2017 – Esse é o grande rival do FIFA, algo que gera inclusive grande debate e discussão entre os gamers sobre qual é o melhor jogo. Por conta de compras e perdas de direitos, o jogo possui exclusividade em alguns itens e perde totalmente outros. No Brasil, possui Corinthians e Flamengo, assim como a Arena Corinthians e o Maracanã como exclusivos, porém não possui a Copa Libertadores. O jogo da empresa japonesa Konami está disponível para as plataformas PS3, PS4, Xbox One android, Xbox 360 e Microsoft Windows.

4. Grand Theft Auto V – A franquia da Rockstar é um dos jogos mais populares do mundo. Um dos grandes baratos do jogo é a facilidade em poder explorar uma cidade aberta livremente e que com o passar do tempo e a evolução dos gráficos, mais se assemelhou a uma cidade do mundo real. O jogo causa polêmica pela série de crimes que se pode cometer, sendo o roubo de carros um dos pontos altos do game. Além disso, o jogo se passa no submundo da cidade, com organizações criminosas, máfia, drogas, prostitutas, entre outros. GTA V trouxe um fato inédito em relação às outras versões: o jogo possui três personagens com quem o jogador utiliza durante o jogo e as missões. Algumas delas, inclusive, só podem ser feitas com um jogador específico; algumas precisam de todos eles.

5. FIFA 16 – A versão anterior do FIFA 17 ainda rende sucesso pelo Brasil, até mesmo pela data de lançamento do sucessor e as opções que o jogo possui. Além disso, muitas ligas multiplayer e online estavam (estão) em andamento por conta do jogo e ainda há muito que a se aproveitar até mesmo antes de mudar para o game atual. Ainda por cima há muitos jogadores que esperam diminuir o preço do lançamento para adquiri-lo.

6. Pro Evolution Soccer 2016 – A mesma ideia do anterior: a mudança vai se dando gradativamente quando ainda se te muito a aproveitar da versão anterior.

7. Lego Marvel Super Heroes – Jogos envolvendo super-heróis são uma receita antiga de sucesso. Em plataformas muito mais robustas como as atuais, não poderia ser diferente. Um jogo que reúne Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Capitão América, Wolverine, entre outros é certeza de sucesso. O formato dos personagens sendo de Lego traz ainda um pouco de nostalgia aos fãs do brinquedo que fez muito sucesso na década de 90. Com diversos cenários e boa jogabilidade, o resultado foi mais do que o esperado.

8. Call of Duty: Black Ops 3 – Lançado para PS3, PS4, Xbox360, Windows, Xbox One é um dos jogos de tiros mais famosos dos últimos tempos. A versão Black Ops 3 foi aguardada por muitos jogadores no Brasil e no mundo, principalmente pela diversidade de recursos e cenários que o jogo oferece. Nos dois consoles mais modernos (PS4 e  Xbox One) os gráficos estão ainda melhores. A jogabilidade é extremamente rápida e agitada, o que pode para jogadores iniciantes estranharem o game inicialmente. Depois de pouco tempo habituado, ele flui naturalmente.

9. Uncharted 4 – Seguindo a linha de jogos de tiro, Uncharted segue a linha de jogos de tiro em terceira pessoa. Nesta versão há um número bom de mudanças na jogabilidade, com upgrade na movimentação e interação com ambiente assim como o modo de infiltração. O jogo, considerado pelos próprios diretores como “muito mais ambicioso do que o esperado”, é exclusivo para PS4.

10. Battlefield – Finalizando a lista, Battlefield completa os dez primeiros com um jogo de guerra, outro modelo consagrado nos games. Baseado na Primeira Guerra Mundial, sequencionado em capítulos da ocasião, na qual o jogador pode seguir da maneira que quiser. Com jogabilidade em primeira pessoa e cenários mais abertos, o jogo traz sem dúvida a experiência mais realistasde toda a série.

Fonte: Adrenaline

 

 

Tags
Mostrar mais

Eduardo Gama

Químico (o que além de uma profissão também é um perigo), fã de churrasco – como todo criador desse site -, considera cerveja o elixir da longa vida. Garante que não passa a vida sem experimentar todas elas. Fã de carros e de música, considera qualquer programação boa desde que tenha alguma cerveja.

Close