Automóveis

Como economizar mais combustível

Com a continuação da crise financeira que assombra o Brasil, onde diversos setores da economia estão sofrendo com a profunda dificuldade política e econômica que se arrasta desde 2014 e continua ainda hoje, seguem algumas dicas do que  se pode fazer com o intuito de minimizar os gastos com combustíveis (GNV, álcool, diesel e gasolina) alegrando com isso os nossos bolsos no final do mês.

São dicas simples e de fácil utilização, onde qualquer condutor poderá fazê-lo. Seguem abaixo:

1. Calibração dos pneus – Manter uma periodicidade na calibração dos mesmos e atender as normas descritas no manual do fabricante dos veículos.

2. Eliminar peso em excesso – Tirar do veículo o peso desnecessário do seu interior, pois quanto mais pesado estiver o automóvel, maior o consumo de combustível para movimentá-lo.

3. Troca de Marchas – Observar o “tempo de pedida” do motor para acontecer a troca de marchas, pois quando aceleramos com a marcha incorreta, aumentamos o ponteiro de conta-giros, forçando com isso o motor dos automóveis e gerando com isso o elevado consumo de combustível.

4. Combustível – Sempre utilizar combustível com boa procedência e abastecer em postos com bandeira, onde a probabilidade de utilizar combustível adulterado é praticamente nula.

5. Aceleração do motor – Evitar a aceleração desnecessária e também freadas bruscas, para evitar “forçar” o motor dos veículos.

6. Manutenção Periódica – Realizar a manutenção dos veículos com certa periodicidade, trocando peças danificadas por novas.
Para tal serviço, utilizar o auxílio de profissionais qualificados para tal serviço.

7. Ar Condicionado – É um item essencial nos dias de hoje, porém em dias mais amenos, utilizar o bom e velho ar natural; essa medida evita o consumo de aproximadamente 20% do combustível.

8. Desligar o motor – Quando se tratar de longos engarrafamentos e acidentes, desligar o motor, pois o mesmo eleva o consumo de combustível dos veículos.

9. Alinhamento de pneus – O desalinhamento dos pneus aumenta o consumo de combustível e também reduz o tempo de vida útil dos mesmos; e o alinhamento deverá ser feito a cada seis meses.

10. Veículos mais econômicos – Se possível, substituir o seu veículo antigo por carros mais modernos e com baixa potência. Carros com motores a diesel, elétricos e híbridos, consumem menos combustíveis durante a sua utilização.

 

Tags
Mostrar mais

Eduardo Gama

Químico (o que além de uma profissão também é um perigo), fã de churrasco – como todo criador desse site -, considera cerveja o elixir da longa vida. Garante que não passa a vida sem experimentar todas elas. Fã de carros e de música, considera qualquer programação boa desde que tenha alguma cerveja.

Close